Yoga


Yoga é uma disciplina muito antiga. Yoga significa tanto um método quanto um resultado atingido. É um meio e um fim. Quando compreendemos estes conceitos básicos de forma clara, os equívocos desaparecem.

Yoga significa essencialmente a integração da personalidade em todos os níveis possíveis: físico, mental, social, intelectual, emocional e espiritual.

O Yoga é como um velho sábio que, vindo de terras distantes, muda-se para o nosso bairro. É, ao mesmo tempo, esquisito em seus trajes e admirável em seus gestos; atrai-nos com sua serenidade de quem já sabe as respostas, mas ao mesmo tempo não é de falar muito; e, quando fala, às vezes fala em outra língua. Foi gerado, criado, educado e mantido por outro mundo, que sabemos ser muito diferente do nosso, mas não sabemos direito como. Apesar disso tudo, o fato é que todos os que têm o prazer de conhecer este simpático velhinho saem por aí falando muito bem dele. Parece que ele tem o poder de melhorar a vida das pessoas que convivem com ele. Por isso, ficamos curiosos em saber mais sobre o Yoga.
Comecemos pela origem de seu nome, Yoga.

Esta palavra é muito antiga, vem do sânscrito, falado por um povo no norte da Índia, já por volta de um milênio antes de Cristo. Este povo se auto-intitulava arya (‘’andarilho’’), e quando chegou à Índia, talvez antes de 2000 a.C.(...), seus ’’parentes’’ já haviam se espalhado por quase toda a Europa, tornando-se os ancestrais dos povos gregos, romanos, celtas, teutônios, eslavos, etc.

Por isso o sânscrito acaba sendo ‘’parente distante’’ do latim, do grego, e por implicação, também do português moderno. Etimologicamente chegamos ao português ‘’jugo’’, por meio do latim iungere, iugo, correlatos da raiz sânscrita YUJ, ‘’jungir, atrelar. Yoga é tanto um ‘’jugo’’(um domínio que se exerce sobre algo) quanto uma ‘’junção’’(uma união, o atrelamento de uma coisa a outra).

Originalmente a palavra Yoga significa ‘’união’’ ou ‘’integração’’. A interpretação destes termos deve ser feita em todos os sentidos da personalidade humana, do mais simples ao mais amplo: a ‘’união’’da criatura com o Criador, da parte com o ‘’Todo’’, ou mesmo, ‘’o caminho de volta’’.

Yoga é meditação.

Yoga é ainda o estado mais profundo de meditação, conhecido como samadhi – o que também é um sinônimo de saúde perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário