( ... ) Fazemos parte de Ísvara e compartilhamos da energia que flui de Sua vontade. Há alegria no se tornar muitos; há alegria no distribuir o poder, a vida; há alegria na criação, no disseminar de nossa vida nas formas que criamos; e nós, como partes dEle, queremos como Ele quer, e com Ele entramos no oceano de matéria, de maneira que podemos conseguir nossa liberdade e sermos como Ele é, sempre livre. ( ... )
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( ... ) Em conseguência, o homem é a mais elevada de todas as coisas. Nas últimas construções de mundos, todos os animais são apenas as partes que o homem rejeitou. Aquilo que ele atirou fora foi utilizado para a construção do reino animal. E às vezes, se vocês se queixam da espécie de animais que os rodeiam, se vocês os considerarem obstáculos, como estorvos, como atormentadores, lembrem-se de que eles só existem porque os homens pensaram erradamente e agiram erradamente. ( ... )
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( ... ) Temos a consciência desperta, e o cérebro em que ela opera é um lugar de habitação. Às vezes esse cérebro é simbolizado pelo olho direito, como o símbolo do cérebro, que conhece por meio dos sentidos.
O segundo lugar de habitação é o da consciência superdesperta, do Ego, ou Taijasa; e esse é o corpo mental, ou o antahkarana, a mente interior.
O terceiro lugar de habitação é o da própria Mônada, o Jivatman quando é como Ísvara, o Deha Jñana em sua forma mais sutil, e o mais elevado de todos; às vezes é simbolizado pelo éter na cavidade do coração, a câmara lotusiana, onde está o antarakasa, o éter interior, onde mora o Eu. Esses são os três lugares de habitação da consciência, que assim surge como se fosse tripla, o Pranatman, como eu o chamei, o Vaisvanara, o próximo, Taijasa, o brilhante, o radiante, a inteligência que tudo penetra, o Aham, o ''eu''; finalmente, o estado mais elevado em que o conhecimento, Prajña, o Senhor de todo conhecimento. Esses são os três estados, estes são os lugares de habitação de Ísvara, como Jivatman, limitado por nome e forma. ( ... )
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( ... ) Homem é o campo de batalha do Universo, em que Ísvara e Maya estão guerreando pela liderança; abaixo dele, Maya é Senhor e Ísvara está escondido; acima dele, Ísvara é Senhor e Maya está conquistada; nele os dois estão brigando pela supremacia, de maneira que, posso dizer, o campo de batalha, o Kuru-ksetra do Universo, é o homem. Todo Jivatman que existe no Universo deve lutar neste campo de batalha, deve ser, ou deve ter sido, homem - como diz H. P. Blavatsky. ( ... )
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Alguns trechos do Livro ...
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