Autobiografia de um Yogue - Paramahansa Yogananda ( Livro )


Essa é a história da vida de uma das mais proeminentes figuras espirituais do século XX. Seu livro traduzido em 18 idiomas é considerado hoje um clássico da literatura religiosa. Nesse livro, Paramahansa Yogananda reúne passagens de sua vida, desde a infância na Índia, seu treinamento espiritual, sua dura aprendizagem e vivência da Kriya Yoga, sua convivência com santos e mestres hindus, até sua vida nos Estados Unidos.
Fala de grandes mestres e sábios da Índia, não como um escritor ou jornalista, mas como discípulo ou amigo pessoal dos mesmos. Nessa obra cheia de poesia e inspiração religiosa (no seu sentido etmológico) Yogananda nos passa um pouco da energia maravilhosa das suas experiências espirituais e vivências extraordinárias junto com seu principal mestre Sri Yukteswar. Mostra a dureza, esforço, disciplina e vontade necessários àqueles que querem seguir o caminho estreito da espiritualidade e iluminação.
Nos passa conceitos essenciais para um convívio harmonioso e solidário com nossos semelhantes, superando o egoísmo, nosso maior inimigo e que está dentro de nós mesmos. Relata também, como testemunha ocular, um pouco da história, vida e experiências extraordinárias de grandes santos hindus modernos como o mestre de seu mestre Lahiri Mahasaya, iniciador do Kriya Yoga. Situações como telepatia, desdobramento, projeção, curas e muitas outras capacidades mentais e espirituais são narradas, não como história, mas como experiências de vida, vivenciadas por Yogananda com seu mestre e demais santos com os quais manteve convívio.
Ele explica de uma forma calorosamente humana e científica as leis sutis, mas definidas, por meio das quais os iogues fazem milagres e atingem o autodomínio e a autoconsciência, desenvolvendo assim os poderes mentais e espirituais, perfeitamente dentro do potencial e capacidade de todos os seres humanos. Seus relatos são tão vigorosamente reais e fantásticos que vemos hoje, através da Física Quântica, como são palpáveis e possíveis a todos aqueles que querem realmente transcender a ilusão do mundo material e alcançar vivências mais profundas no espaço-tempo, nas várias dimensões e no mundo sutil da energia cósmica.
"A verdade não é teoria, nem sistema especulativo de filosofia, nem uma percepção intelectual. A verdade é a exata correspondência com a realidade. Para o homem a verdade é o inabalável conhecimento de sua natureza real, de Ser como alma, de origem divina...
"Com alegria saireis e em paz sereis guiados"( promessa divina contida em Isaías 55:11-12).Os homens do atribulado século XX ouvem nostalgicamente esta promessa maravilhosa. A verdade total nela contida pode ser comprovada por todo devoto de Deus, que se empenhe no esforço para recuperar sua herança divina. A função abençoada de Kriya Yoga no Oriente e Ocidente está apenas começando.
Possam todos os homens saber que existe uma técnica científica, definida, para a Auto-realização e a superação de todo o sofrimento humano...Deus é amor. Seu plano para a criação só se pode basear no amor." (palavras de Yogananda). Paramahansa Yogananda foi santo até o final de sua vida e até mesmo após a mesma, pois, ao morrer, em 7 de março de 1952, em Los Angeles, Califórnia, EUA seu corpo ficou várias semanas exposto à visitação pública sem qualquer embalsamamento, inteiramente incorruptível. Esse fato acabou por se tornar manchete de jornal na época.
...
Estou lendo e amando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário