Deuses Egípcios III

Isis: É a mais popular de todas as deusas egípcias, o modelo das esposas e mães, a protetora da magia invencível. Após a morte de Osíris, ela reúne os pedaços de seus despojos, se transforma em milhafre para chorá-lo, se empenha em reanimá-lo e dele concebe um filho, Hórus.
É um dos pilares da coesão sócio religiosa egípcia.

Meretseger: Ela é a dama da necrópole tebana, a deusa do cimo mais elevado que domina o maciço montanhoso. Protege os mortos e pode punir os maldosos. Ela possui capelas em sua cidade e também um pequeno templo cavado em rocha perto do Vale das Rainhas.

Sekhmet: '' O poder '', é mau caráter e tem cóleras pavorosas que podem propagar no país ventos ardentes, epidemias e a morte. Seus sacerdotes são especialistas em magia e medicina. Acalmada por oferendas, torna-se possível obter sua ajuda contra Apófis - que se opõe ao andamento do sol, os inimigos do rei em tempos de guerra e os agentes responsáveis pelas doenças no corpo humano.

Bés: Ele protege contra o mau olhado, ajuda nos partos, espalha alegria e caça os maus espíritos dançando e tocando música, além de proteger dos pesadelos aqueles que dormem.

Atum - Ra: Em Heliópolis, ele é pai e rei de todos os deuses, o criador do Universo, que, por sua vontade, extraiu-se do caos inicial. Depois, escarrando, soprando ou se masturbando, deu nascimento ao primeiro casal divino: Chu e Tefnut.

Neith: É a mais antiga deusa citada pelos textos, talvez a protetora do Baixo Egito bem antes da unificação do país. Venerada principalmente em Sais, no Delta, ela é representada como uma mulher que usa a coroa vermelha do Baixo Egito. Seu nome se escreve com duas flechas ou dois arcos, o que a designa bem como uma deusa guerreira.

Ptah: Deus de Mênfis, que foi a capital do Egito no Antigo Imperío, Ptah é '' aquele que afeiçoou os deuses e faz os homens '' e '' que criou as artes ''. Concebeu o mundo em pensamento e o criou por sua palavra. Seu grande sacerdote chama-se '' o superior dos artesãos ''. Tem como esposa a deusa Sektmet e por filho o deus do nenúfar, Nefertum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário