Deuses Egípcios II

Seth: É um estranho galgo com longas orelhas cortadas, focinho recurvado e longa cauda fendida. Filho de Geb e Nut, Seth é um deus complexo e ambíguo. Da proa da barca de Ré, ele trespassa com sua lança os inimigos do Sol, serve ao faraó combantendo com a força de seu braço. É perigo, violento e imprevisível. A lenda de Osíris mostra-o em um mau dia: assassino de seu próprio irmão, ele persegue Horus com seu ódio. Jamais Seth renuncia à luta, pois ele é o necessário fomentador de problemas no mundo regido por Maát.

Maát: Traz em sua cabeça uma pluma de avestruz, representa o equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente. Em sociedade, este respeito pelo equilíbrio implica na prática da equidade, verdade, justiça; no respeito às leis e aos indivíduos; e na consciência do fato que o tratamento que se inflige aos outros nos pode ser infligido. Simbolicamente, se oferece aos deuses nos templos. Cuida dos tribunais e também possui templos.



Anúbis: É o mestre dos cemitérios e o patrono dos embalsamares. É mesmo o primeiro entre eles, à quem se deve o protótipo das múmias: a de Osíris. Todo egípcio espera beneficiar-se em sua morte do mesmo tratamento e do mesmo renascimento desta primeira múmia. Anúbis também introduz os mortos no além e protege seus túmulos com a forma de um cachorro deitado em uma capela ou caixão.
Neftis: É um dos filhos de Geb e Nut, a irmã de Isis, Osíris e Seth. Quando Seth, seu marido, à trai e assassina Osíris ela permanece solidária à Isis, ajudando-a à reunir os membros espalhados do defunto e também tomando a forma de um milhafe para vê-lo e chorá-lo. Como Isis, ela protege os sarcófagos e um dos vasos canopos que usa em seu nome na cabeça: um cesto colocado em um edifício.
Hator: É, junto a Isis, a mais venerada das deusas. Distribuidora de alegria, é a '' dama da embriaguez '' em honra de quem bebe vinho e toca música. Também é a protetora da necrópole de Tebas que sai da falésia para acolher os mortos e velar os túmulos. É adorada na forma de uma mulher com chifres de vaca e disco solar na cabeça.
Horus: É Filho de Osíris e Isis. Sendo deus do céu, Horus é o falcão cujos olhos são o sol e a lua. Com o nome de '' Horus do horizonte '', assume uma das formas de sol, a que clareia a terra durante o dia. Criador do Universo, e de todo tipo de vida, Horus era adorado em todos os lugares. É o deus mais importante dentro todos os deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário