Deuses Egípcios I


Amon: Rei dos deuses, ele é o senhor dos templos de Luxor e Karnac. Tem por esposa Mut e por filho Khonsu. Sua personalidade formou-se por volta de 2000 a. C. e traz algumas funções de Ré: sob o nome de Amon - Ré, ele é o sol que dá vida ao país. À época de Ramsés III, Amon tornou-se um monárquico, mesmo título que Ptah e Ré. Frequentemente representado como um homem vestido com túnica real e usando na cabeça duas altas plumas do lado direito, ele se manisfeta, igualmente, sob a forma de um carneiro e, mais, raramente, de um ganso.


Rá: É um dos nomes do sol ( também possui o nome de Ré ), um dos principais deuses egípcios. Em Heliópolis ( '' a cidade do sol '' em grego ) é ele que, depois de ter decidido existir, cria o mundo e o mantém vivo. Quando desaparece no oeste, à noite, ele é Atum, velho curvado, esperado no além pelos mortos que se aquecem com seus raios. Pela manhã, renasce no leste com a forma de um escaravelho ( Khepri ). Durante o dia clareia a terra, sempre com a forma de um falcão. Estes três aspectos e 72 outros são invocados em uma ladainha sempre na entrada dos túmulos reais.
Osíris: Sua história pode ser interpretada de várias maneiras: primeiramente, nos relatos da criação do mundo, sua geração é a última a nascer e não representa mais elementos materiais do mundo ( espaço, luz, terra, céu ... ). Osíris é rei, esposo e pai: ele representa a existência das estruturas normais da sociedade humana.

Outra versão: Osíris morto, destruído e ressuscitado evoca o retorno da cheia todos os anos, a morte, o renascimento. Por essa razão, ele é o deus dos mortos e do renascimento. Existe uma antiga lenda envolvendo Osíris. A lenda é sobretudo conhecida em sua versão grega. Osíris é filho primogênito de Geb ( a terra ) e de Nut ( o céu ). Ele sucede seu pai no trono do Egito. Ciumento, seu irmão Seth o mata e espalha por todo o país os pedaços de seu cadáver. Suas irmãs, Isis e Néftis, o reencontram com a ajuda de Anúbis devolvendo lhe a vida para permitir a Isis conceber Horus. Tendo legado a realeza terrestre a seu filho, Osíris reina no mundo subterrâneo e julga os mortos, aos quais podem cooperar com o sol em sua viagem noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário