By Solange - Eterna Tia e Amiga


Em um livro antigo de estudos espirituais, descobri frases e pensamentos ...


...


A inteligência está contida no espírito.


Quanto mais evoluímos menos sentimos a necessidade do corpo.


Não temos que sofrer e sim procurar melhorar-nos cada vez mais para alcançarmos o verdadeiro progresso.


Espírito é uma centelha de vida, não tem forma.


Nós somos um produto de tudo aquilo que fomos no passado.


Sonho repetitivo é lição que ainda não foi aprendida.


Por ignorância o ser encarnado ou desencarnado age de maneira contrária.


Os espíritos não regridem, eles atrasam.


A falta de perdão faz com que a pessoa trilhe por caminhos errados.


O Espírito bom dá dica para que nós não erremos e passemos a ver as coisas de maneira diferente.


3º Milênio: O que foi bom fica, o que foi ruim vai.

Carlos Castañeda


Um susto nunca faz mal a ninguém. O que faz mal ao espírito é ter alguém atrás da gente, dando na gente, dizendo o que se pode e o que não se pode fazer.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



As pessoas não se dão conta de que podemos cortar qualquer coisa de nossas vidas, a qualquer momento, assim.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Considera-se tão importante que acha que tem razão para se aborrecer com qualquer coisa. É tão importante que pode ir embora, se as coisas não lhe agradam. Imagino que você pense que isso demonstra força de caráter. Isso é besteira. Você é fraco e convencido!



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Assumir a responsabilidade de nossas decisões significa que estamos prontos a morrer por elas.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



( ... ) um bom caçador sabe de uma coisa acima de todas as outras ... conhece a rotina de sua presa. É isso que o torna um bom caçador.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Você se sente como uma folha à mercê do vento ?



( ... )



Ninguém faz mal a ninguém ( ... )



'' Você está aqui, comigo, porque quer estar aqui. A essa altura, já devia ter assumido plena responsabilidade, de modo que a idéia de estar à mercê do vento fosse inadmissível. ''



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

El placer del texto - Roland Barthes


Por toda a parte encontramos a extravagante idéia de que o prazer é uma coisa simples, pelo qual se reivindica ou se menospreza. No entanto, o prazer não é um elemento do texto, não é um resíduo inocente, não depende de uma lógica do entendimento e da sensação, é uma deriva, algo ao mesmo tempo revolucionário e associal e que não pode ser assumido por coletividade alguma, mentalidade alguma, idioleto algum. Algo neutro ? É evidente que o prazer do texto é escandaloso não porque imoral, mas porque atópico.

Autor Desconhecido


Há aqueles que, dizendo serem amantes da verdade, casam-se com a mentira.

Federico Garcia Lorca

Verde que te quiero verde.
Verde - viento. Verdes ramas
El barco sobre la mar
y el caballo sobre la montaña.
Con la sombra en la cintura
ella sueña en su baranda,
verde carne, pelo verde.
com ojos de fria plata.
Verde que te quiero verde.
Bajo la luna gitana,
las cosas la están mirando
y ella no puede mirarlas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

'' O estado de inspiração é um estado de recolhimento, mas não de dinamismo criador.
É preciso descansar a visão do conceito para clarificá-la.
Não acredito que nenhum grande artista trabalhe em estado febril.
Mesmo os místicos trabalham quando a inefável pomba do espírito Santo já abandonou suas celas e foi se perdendo pelas nuvens.
Retorna-se da inspiração como se retorna de um país estrangeiro.
O poema é a narração da viagem.
A inspiração da imagem, mas não o vestido.
E para vestí-la é preciso observar, com equanimidade e sem apaixonamento perigoso, a qualidade e a sonoridade da palavra. ''

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Aqui as coisas já são porque sim, sem efeito nem causa explicável. Já não há termos nem limites, admirável liberdade.

Miguel de Unamuno


Uma coisa é a cultura e outra a luz.

Isto é o que há de se ter: luz
:::
'' O discorrer metafórico é um dos mais naturais e espontâneos, ao mesmo tempo que um dos mais filosóficos modos de discorrer. Os que se crêem mais livres das metáforas andam enroscados nas suas redes. A maioria das palavras são metáforas comprimidas pela pressão dos séculos ''. E ele próprio se resigna, a seguir: '' Isto já foi dito mil vezes ''.

Fernando Pessoa - Não me venhais com conclusões


Não me venhais com conclusões!

A única conclusão é morrer.

Não me tragais estéticas!

Não me faleis de moral!

Tirai-me daqui a metafísica!

Não me pregueis sistemas completos, não me jogueis conquistas das ciências, ( das ciências, meu Deus, das ciências )

- Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz aos deuses todos!

Se tiverdes a verdade, guardai-a!

Sou um técnico, mas só tenho técnica dentro da técnica.

Afora isso sou louco, com todo o direito de sê-lo.


De Lisboa Revisited ( 1923 )

Sigmund Freud


Eu não posso contar com a afeição de muita gente.


Não tenho lhes agradado nem aliviado, nem lhes tenho dito coisas edificantes.


Tampouco tive essa intenção.


Eu só queria explorar, resolver incógnitas, descobrir uma parte da verdade.


( De uma carta a Romain Rolland, de 13.05.1926 )

Carlos de Pérez - Fora de Cena - Do Gozo Criador ( Livro )


( ... )



Quando o cientista se esforça em encontrar a luz contida no núcleo dum problema, está apostando em chegar a ela e, iluminado pela verdade, contemplar a natureza alienada, transformada em domínio cultural.



Já o artista necessita, ao contrário, da escuridão que se abre mais além do saber consolidado, para ali, nesse espaço de ausência, criar sua obra.



( ... )



O poeta - desde que autêntico - , por sua vez, é apaixonado pela diferença, pela defasagem entre a palavra segura e o obsceno espaço do inefável.


É precisamente ali, nessa encruzilhada de caminhos, que se decide o fundamental. Se me desligo da meta e sei para onde vou, não me detenho com o espetáculo da suposta verdade, atraente como o brilho de lantejoulas. Por isso mesmo permaneço atento aquilo que se agita na penumbra dos bastidores.
( Sou o poeta ... )

Macedonio Fernandez



Ninguém deve se enganar: aquilo de '' a hora de acordar '' não implica de jeito nenhum num definitivo silenciamento dos personagens.

A gente os vê se apagando e daqui a pouco cruza com eles no lugar menos esperado, confirmando que '' nem toda vigília é de olhos abertos ''.

Kierkegaard



Ela é obra minha, no entanto seus contornos são tão imprecisos e sua figura tão nebulosa que cada um de vocês, segundo sua maneira particular, poderá se enamorar dela e a amar de verdade.

Ela é feitura minha e seus pensamentos são meus, no entanto me parece como se eu tivesse estado repousando à sua beira numa noite de amor, em que ela havia me confiado seu profundo segredo e o tinha exalado junto com sua alma no meu braço, transmutando-se nesse mesmo instante e desaparecendo de minha vista, sem que eu pudesse mais captar sua realidade a não ser pelas pegadas que ficaram no ambiente interior do meu ânimo abatido.

D. H. Lawrence

Ninguém sabe o que significa '' Obsceno ''.

Suponhamos que derivou de obscena: aquilo que não pode representar-se no cenário.

Reiner Maria Rilke

A beleza não é senão o começo do horror que ainda somos capazes de suportar.

São Jorge




Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.


Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?".


Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.


Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.



Oração a São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

Leon Tolstoy


Um homem é como uma fração cujo numerador é o que é e cujo denominador é o que ele pensa de si mesmo.




Quanto maior o denominador, menor será a fração.





Tudo o que eu entendo, eu compreendo somente porque eu amo.




...



A man is like a fraction whose numerator is what he is and whose denominator is what he thinks of himself.

The larger the denominator, the smaller the fraction.




Everything that I understand, I understand only because I love.

É necessário encontrar-se ... e desvestir-se ... nos quadros de Magritte ...