Vegetarianismo ( Por Alex )


Faz tempo que não como carne de nenhuma espécie. Não sei, mas creio que 6 a 7 anos, e me sinto muito bem, é como se meus orgãos, mente e espírito funcionassem melhor.

O fato de não ingerir carne me dá a sensação de melhora no funcionamento cerebral, com rapidez e agilidade nas conexões, atos diários, com pensamentos rápidos, funcionamento ágil e dinâmico.

Minha agressividade com o mundo é bem menor que antes, arrisco a dizer que ela já nem existe mais, ou se existe, é mínima.

Minha existência traz uma série de impactos ao planeta, tento passar desapercebido, economizo luz, água, mostro o que sou a minha maneira, acredito que assim, posso de alguma forma fazer com que as pessoas e todos os demais seres percebam como é importante fazer por onde.

Sinto que meu cheiro ficou diferente, minha pele está mais clara, sem manchas, mais lisa, o meu cheiro é suave, simples e gostoso. Muitas das vezes não uso sequer um perfume.

É muito importante para mim, ser a experiência de existir. Eu existo em mim, não os outros ou a sociedade com suas imposições hipócritas. Não prego o vegetarianismo como religião ou qualquer outra coisa, apenas sou.

Cada um é como é, e respeito, sem invasões.

Não se trata de ser saudável ou não. Mas por outro lado, também como e adoro alimentos alternativos e funcionais.

Sinto-me bem, muito bem. Esta valendo e muito a tentativa de ser natural, natural no sentido de naturalidade como ser ... que sou.

Vícios ( Por Alex )


Na vida temos vícios ... vários ... vários vícios.

Comida, dinheiro, sexo, drogas lícitas e ilícitas, status, desejos infinitos, tudo é assim, difícil de desprender-se.

A vida nos aperta, nos empurra contra a parede da existência, alguns têm sorte, outros não, outros ainda não desejam ter esta sorte, não necessitam de nada, ou às vezes desejam tudo, e se perdem.

A cada dia descubro mais e mais, que meu corpo é meu templo, minha realeza, meu reino, meu povoado, minha prole, minha saúde é rara, frágil e inconstante.

Cuido-me, tento cuidar dos outros, mas sei que muitos irão se perder, outros se redimir e outros ainda, nem vou ouvir falar.

Gostaria de cuidar do mundo, mas não é fácil, é possível, mas não é fácil.

Seja você, já é um grande passo, longo passo.

O perigo vem do mar ( Por Alex )


Lá estava eu, sentado na areia, pronto para entrar no mar ... pensativo, não muito decidido, oscilante, parei de pensar e fui...

A água do mar estava incrivelmente deliciosa, um dia fantástico. Apesar de o mar sempre me fazer bem e me alimentar, naquele dia eu sabia que seria diferente.

Ao atingir certa profundidade resolvi submergir, mas antes disso olhei a minha volta e todos os meus amigos estavam lá, comigo.

Ao afundar a cabeça na água vi um mundo sinergicamente colorido e assustadoramente povoado. Apenas eu tinha o privilégio de poder prender a respiração pelo tempo que quisesse e visualizar o mundo aquático.

Como se meus olhos fossem grandes lunetas de grande alcance, vi cada detalhe, cada peixe, cada coral, cada ser, por menor que eles fossem. Era lindo, fascinante, atraente, mas não era o meu mundo.

Vi os corpos dos meus amigos, batendo as pernas, balançando os braços, felizes e sem saber de absolutamente nada. Minha visão, de repente, tomou uma proporção de 180º graus, e pude ver tudo mais nítido ainda.

Vi o perigo, o mar estava infestado de tubarões, de todos os tipos, tamanhos e cores. Houve certo pânico de minha parte, mas tentei controlá-lo.

Olhei para o meu lado e vi um tubarão com seu olhar vacilando sobre o meu, minha respiração passou a ser infinita sob a água e vi que poderia ficar ali o tempo que fosse necessário. Tentei com muito custo avisar meus amigos sobre o perigo que corriam, mas foi em vão, estavam todos acreditando em suas falsas alegrias.

Eles poderiam ser atacados a qualquer momento e eu não poderia fazer absolutamente nada para protegê-los.

Vi a divisão, o limiar de dois mundos, eu estava entre a cruz e a espada, entre o masculino e o feminino, entre o certo e o errado, entre a tempestade e a bonança.

De certa maneira pude ver o lugar que eu estava habitando, que havia riscos e que não podia mais corrê-los. Sai do mar, nadando calmamente e sem medo, nunca mais vi o mar daquele jeito, tão perigoso, tão inconstante, tão periculoso.

Meus amigos nada sofreram, saíram ilesos, mas continuaram a entrar no mar bravio, jogados a sorte ou ao azar.

Tomei algumas várias decisões em minha vida, decisões importantes e urgentes.
Na vida real, até tentei avisá-los, fica a tentativa e intenção que é mais importante.

Beirut - Mount Wroclai ( Música )


And I know when time

will pass by slow

without my heart

what can I doyou're in the halls

the bell gives way to a larger swell

without my heart what can I do, oh

wroclai


And we grow fat

on the charms of our idle dreary days

seen the shadows growsee an ominous display

with no alarm

could we say we'd have expected this way

under stars have died

give incent to play

wroclai

O Estranho Caso de Benjamin Button ( Filme )



“Eu nasci sob circunstâncias pouco usuais". É assim que começa "O Estranho Caso de Benjamin Button", adaptado a partir da história de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com oitenta anos e regride na sua idade: um homem, como qualquer um de nós, que é incapaz de parar o tempo. O filme conta a história de Benjamin e da sua "viagem" fora do comum, das pessoas e lugares que descobre ao longo do seu caminho, dos seus amores, das alegrias da vida e da tristeza da morte, e daquilo que dura para além do tempo.
...
A.M.E.I!
Envelhecer é necessário e possível independente da idade que se tenha.
A prova de que é melhor morrer velho a morrer jovem.
A sagrada presença dos meus avós, por todos os dias, para sempre!

O Segredo ( Filme )


Ao longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério. E agora, após milhares de anos, o Segredo será revelado para todo o mundo!
...
Pra mim é a continuação de Quem somos nós ?
Real e possível.

Quem Somos Nós ? ( Filme )



Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo "Alice no País das Maravilhas" enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.
...
Vi duas vezes e é de dar nó na mente.
Gostei muito! Necessário assistir.

Raiva ( Por Alex )

Deve ser mais fácil morrer de raiva animal,

Afinal é mortal.

A raiva humana corroe, estraga por dentro,

E não mata.

Mas melhor do que morrer é viver.

...

Limitado, débil mental, chucro,

Praticamente um sério candidato a psicopata.

Não tem a simples habilidade de viver entre animais irracionais,

Quanto mais os pensantes.

...

Desejo-lhe muita Luz, mas não mereces o meu Bom dia!

Desejo-lhe clareza, coragem e verdade, mas não mereces o meu Sorriso!

Desejo-lhe Paz, Amor, Virtudes, mas não a minha Sagrada Presença!

F. B. Pass. ( Por Alex )


Não esconda seus sentimentos ...

Não aparente ser intransparente ...

Transcenda a superficialidade ...

Lute contra conflitos, medos ...

Esqueça as desculpas ...

Não se deixe tendenciar ...


Concentre-se...

Esqueça os erros antigos, tente não os cometer novamente ...

Se o pensamento vai rápido ...

Paciência !


Se a insegurança vier ...

Lembre de que não existe inferioridade ...

Nós a criamos ...

Coragem, pois existem grandes ideais ...

Alegria e vitalidade são todas suas.

Dhammapada, 153-154 ( Palavras de Buda ao atingir a Iluminação ).


Sou quem procura atingir um estado de plenitude igual ou semelhante em meu próprio contexto a isto:"


Através de muitos nascimentos

Eu vaguei no samsara (ciclo de renascimentos)

Buscando, mas não encontrando

O construtor desta casa.

Triste é nascer repetidas vezes.

Oh construtor desta casa! (desejo ardente) Tú foste visto.

Não construirás nenhuma casa (corpo) novamente.

Todas as tuas vigas (paixões) estão destruídas.

Tua viga-mestra (ignorância) está rachada.

Minha mente alcançou o incondicionado.

Foi atingido o fim do apego."

Sequência Surya Namaskar


Surya - Sol


O Sol é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível , mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskar - Saudação

Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

Assim antes de iniciar cantamos:

Eu saúdo sempre o Sol, o belo e eterno Senhor da terra, que é a essência de Vedanta, o conhecimento.Brahma, o Senhor dos Deuses, livre de impurezas, Ele mesmo é aquele único que é prezado por todos.Rei dos Sóis, Rei dos Deuses, Mestre Sol, Jóia central dos três mundos.

O Surya Namaskar é uma seqüência dinâmica de 12 asanas que representam as 12 posições do zodíaco (doze posições do relógio). A respiração é sincronizada com os movimentos. Cada posição tem um significado que deve ser compreendido e acrescido à prática.

O Surya Namaskar energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra.

Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol. A trindade hindu Brahma, Vishnu e Shiva simbolizam três aspectos da vida: criação, manutenção e destruição e estão diretamente relacionados com o movimento diário do Sol. Brahma, o criador, é simbolizado pela madrugada e ao momento em que o sol nasce e começa o ciclo diurno. Vishnu, o mantenedor é simbolizado pela luz do dia e especialmente a luz do meio dia. Shiva, o destruidor, é simbolizado pelo pôr-do-sol. Ainda que o sol se esconda para nós, isso é uma ilusão, pois o sol continua brilhando, ele é sempre brilhante assim como nosso Ser, que é consciência que é sempre existente.

Vejamos a seqüência:

Pranamasana - postura da prece
Hasta Utthanasana - postura dos braços elevados
Padahastasana - postura de flexão para frente
Ashwa Sanchalanasana - posição eqüestre
Parvatasana - postura da montanha
Ashtanga namaskara - saudação (prostração) de oito pontos
Bhujangasana - postura da serpente
Parvatasana - postura da montanha *
Ashwa Sanchalanasana - Postura eqüestre *
Padahastasana - postura de flexão para frente *
Hasta Uttanasana - postura dos braços elevados *
Pranamasana - postura da prece *

Com calma ( Por Alex )


Com calma.

Com chama.

Com certeza.

Olho em seus olhos.


Voz comedida.

Detalhes.

Mostro-lhe suas restrições.

Essas ... dos cinco sentidos.

Na certeza do mais.

Do algo Mais.


Horas,

Minutos,

Tento acertar,

Na certeza de talvez errar.

Diferenças a celebrar.


Ensino-lhe a aniquilar todo mal,

Por debaixo da raiz,

Cuidando da terra pura,

Fazendo-o voltar a habitar ...


Seu coração.

Seu espírito.

Seu corpo físico.

Seu Deus.

Sua verdade sem mentiras.


Acredito em ti e em mim.

Ou não teria vindo,

Ou não teria chegado,

Onde chegamos.

Onde estamos e um dia estaremos.


Lute,

Persevere,

Não amedronte sua alma,

Não deixe-a esvair.

Não permita sua mente dizer-lhe ''sou dominante''


A verdade tem várias facetas,

A mentira e a corrupção apenas uma.

Maravilhoso ter opções.

Incrível ter escolhas.


Mostro-lhe a melhor Amiga ...

A Intuição.

Presença de Deus.

Sem que você saiba.

Mas sente, vê, apalpa.


Sem invasão, sem agressão.

E Mais uma Vez ( Por Alex )


Sinto as mãos cortadas,
Sete fendas pelos dedos,
Como a árvore que perdeu seu galho,
Como a folha que caiu sem opção,
Toco as feridas e deixo pingar energia,
Em cada uma delas,
Amparo seu sangue esverdeado,

Chove ...

Abelhas silenciosas e doloridas ...
Voam por entre folhas interligadas,
Construindo sua morada ... em tentativa e erro,
Um universo dentro de outro universo,
Dentro de mais outro,
Em uníssono ...

Sinto a loucura alheia ... sem pedir ... e sem cessar,
Dia nublado ...

Sou a Paz !
Sou o pássaro que troca de galho ... facilmente !
Sou todas as gotas desta água que caem ... sem trégua,
Vejo dentro dos meus corpos, todos os corpos,
Andorinhas a voar, aos montes.

Procuram abrigos e estão a se amar.
A colméia a forma de coração,
O coração de alguém que sempre volta,
Pedaços de todos vivendo aqui e em mim,

Formando o que sou !
É quente o meu Casulo!

Dá importância das pessoas,
A morte que me ronda,
Acredito na companhia de líderes espirituais,
Momento, vasto e transcendente.

Pra ti que duvida do sabe amar,
Existe uma trilha ao longe,
Peça sempre ao Senhor, Piedade.
Toque da água nos pés.

Coragem e Certeza.
Do melhor agora e sempre!

Cidade dos Sonhos ( Filme )



Antes de ser assassinada dentro de sua limosine, um carro cheio de jovens bêbados salvam a vida de Rita (Laura Harring). Sem memória, a bela atriz chega à casa onde Betty (Naomi Watts) está hospedada para uns testes de elenco. Ao conversarem, tentando se lembrar do ocorrido, as duas vão encontrando pistas de algo muito maior do que o imaginável, em um mundo cheio de ilusões, fantasias e horror.
...
Fácil e difícil.
Suspeito e confiável.
Dualidade, Opostos.
Mundos ... físico e mental.

Inconscientes ( Filme )



Um psiquiatra entra em crise após estagiar com Freud, fugindo de casa e abandonando sua esposa grávida. É quando ela, com a ajuda do cunhado, começa a investigar seu paradeiro. Com Leonor Watling.
...
Este filme é muito engraçado, fala das nossas neuras de maneira ao mesmo tempo trágica e cômica.
Um final surpreendente!


Malena ( Filme )


Malena é motivo de inveja e intrigas por parte das mulheres da aldeia e, por outro lado, objeto de desejo dos rapazes. Em meio ao caos e a intolerância a guerra, Renato é mais um desses jovens que nutre uma paixão platônica por Malena, mas que a defende quando a musa tem dificuldades, ajudando das mais diferentes maneiras.
...
Todos nós nos apaixonamos quando criança por alguém mais velho.
Esse filme fala lindamente disso, e a história se dá em tempos muito difíceis.
Amei!


Oscilo ( Por Alex )


Oscilo ...
Latente e sutilmente
Entre o yogue
Que transcende
Que busca
Que ilumina
A própria luz
Calma e descaradamente
Entre o bêbado
Que é sensual
Em seu trocar de pernas
E que caminha
Por entre ruas
E assim percebe
A real
A dual dualidade de opostos atrativos
Cada um em seu fim.

Thayumanavar


Você pode comandar o elefante

Pode fechar a boca ao urso e ao tigre.

Pode cavalgar o leão

E pode brincar com a cobra.

Pela alquimia pode prolongar a vida

Pode vagar em segredo pelo mundo todo

Pode fazer dos deuses seus vassalos.

Pode ficar cada dia mais jovem

E andar sobre água e atravessar o fogo.

Mas conhecer a si mesmo é bem melhor que isso, e mais difícil.

Emma Lazarus


Com a mão que mostra o caminho

Ela acolhe o mundo que com suave olhar comanda

No porto que cerca suas cidades gêmeas.

'' Guardai, nações antigas, vossa pompa renomada '', ela proclama

Com lábios que não falam. '' Mandai-me vossas multidões cansadas,

Pobres e chorosas, para que assim eu as deixe respirar em liberdade,

Pobre refugo que são, das vossas ricas terras.

Mandai-me os desabrigados e desvalidos,

Que sob minha porta de ouro hão de encontrar um lume ''.
...
Versos gravados na base da Estátua da Liberdade, a '' Mãe dos Exilados ''

Shankara


Intelecto, nem mente, nem ego, nem tato;

Céu, nem Terra, nem metais eu sou.

Eu sou Ele, eu sou Ele, Santo Espírito, eu sou Ele!

Nascimento, nem morte, nem casta eu tenho.

Pai e mãe, não tenho também.

Eu sou Ele, eu sou Ele, Santo Espírito, eu sou Ele!

Para além dos vôos da fantasia, sem forma eu sou

Ultrapassando os limites de toda a vida;

A servidão não temo; sou livre, para sempre livre,

Eu sou Ele, eu sou Ele, Santo Espírito, eu sou Ele!

Frases do livro Autobiografia de um Yogue



O Tempo, esse alquimista, dissipara todos os nossos antigos desentendimentos.




...




Não faça o que quer e então poderá fazer o que gosta. ( Libertar a alma por meio do domínio sobre o ego )




...




É fácil acreditar quando se vê; nesse caso, não há o que negar. Só merecem conhecer a verdade supra-sensória aqueles que conseguem transcender o ceticismo natural dos materialistas.




...




O que é um milagre ? - É uma repreensão, uma sátira implícita feita a humanidade.




...




A lei karmica exige que todo desejo humano seja concretizado, no fim. O desejo é, pois, a corrente que prende o homem a roda da reencarnação.




...




Se o ''escapismo'' é uma necessidade para o homem confinado a sua estreita personalidade, pode qualquer tipo de fuga comparar-se a majestade da Onipresença ?




...




''O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for único, todo teu corpo será luminoso; mas se for mau, teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas.''




...




A naja ataca com velocidade qualquer objeto que se mova e que esteja ao seu alcance. A completa imobilidade é, geralmente, a única esperança de salvação.




...

A História de Buda

O Buda pode ser visto de diversos modos. Na crença e prática, é tradicionalmente lembrado e reverenciado como a primeira parte essencial dos três Componentes Valiosos do Budismo. Na literatura, sua vida foi romantizada no folclore e em numerosas narrativas textuais em muitas línguas, enquanto os estudos modernos em geral tentam fazer distinção entre os aspectos humanísticos e a lenda. Entretanto, há ocasiões nas quais lampejos pessoais do Buda surgem nos textos canônicos antigos.

Por conseguinte, o estudante com orientação histórica irá encarar o Buda como um ser humano, com toda a probabilidade, ou seja, como Siddharttha Gotama/ Siddhartha Gautama ou o Sakyamuni/ Shakyamuni, nascido no bosquete de Lumbini perto de Kapilavatthu/ Kapilavastu, capital da república oligárquica sakyana/ shakyana (gana, sangha), filho de Suddhodana/ Shuddhodana, chefe ou funcionário presidente (raja, e não ‘’rei’’ neste caso), que atingiu o esclarecimento (bodhi) e assim se tornou Buda, ensinou e muitos seguidores e com a idade de oitenta anos faleceu (maha-parinibbana/ parinirvana) em Kusinara/ Kushinagara, uma das duas capitais da república oligárquica vizinha Malla. Suas datas são ainda problemáticas e os theravadinos na Birmânia, Ceilão e Índia datam o Buda em 623-543 a.C. e os do Camboja, Laos e Tailândia o datam entre 624-544 a.C., daí terem sido suas comemorações de Jayanti de Buda efetuadas em maio de 1956 e maio de 1957, respectivamente. Por outro lado, os mahayanistas e a maioria dos sábios ocidentais datam o Buda, diversamente, cerca de 566-486 (a data preferível), 563-483, ou 558-478 a.C.

No uso páli (língua falada na época) e na tradição theravada o Buda passou a significar geralmente aquele que atingiu o esclarecimento; um homem superior a todos os outros seres, humanos e divinos, por seu conhecimento da verdade, um Buda.

Em seu papel de homem preeminente, um Buda é chamado Bhagava ou Senhor... A carreira típica de um Buda está exemplificada na vida de Gotama e nas lendas ligadas ao seu nascimento.

No uso sânscrito e nas tradições mahayana e vajrayana, o Buda é visto de um modo ainda mais pluralista. Um Buda é primordialmente um ser inteiramente ‘’esclarecido’’, mas os atributos característicos e qualidades de um Buda foram descritos e enumerados em diversas fórmulas definidas...

Um Buda é um ser que adquiriu os dez balas (poderes), os quatro vaiça-radyas (bases de autoconfiança) e os dezoito avenika-dharmas (atributos especiais e extraordinários).
Um Buda se distingue dos outros seres por sua profunda e grande devoção, amor, misericórdia e compaixão por todos os seres.

Um Buda é notado por sua pureza completa e sem mácula. Seus atos corporais, sua fala, seus pensamentos e sua própria alma são puros, e não existe a menor impureza nele. Devido a esta pureza quádrupla, não precisa estar em guarda contra os outros.

Um Buda que apareça nesta terra ou em qualquer outro mundo jamais poderá deixar de existir.

Os Budas não são apenas numerosos e imortais, mas também sobre-humanos em todos os seus atos, até mesmo durante suas vidas terrenas. Além disso, se um Buda é imortal e sobre-humano, seu corpo físico não pode representar sua natureza real... Se é frágil e limitado (corpo-físico) não é o Buda real, o que e quem é Buda? Em distinção quanto ao corpo-físico os mahayanistas falam de um dharma-kaya de um Buda (Corpo cósmico, espiritual) Um Buda é a corporificação de dharma, que é seu corpo verdadeiro. Também é identificado com todos os constituintes do universo (forma, pensamento, etc.).
Os Budas foram submetidos a um processo sêxtuplo de evolução: foram multiplicados, imortalizados, deificados, espiritualizados, universalizados e unificados.
O Buda foi concebido, descrito e venerado singular e pluralmente, tanto em termos humanísticos quanto metafísicos. Sendo o esclarecido, o Buda foi tradicionalmente encarado por seus seguidores como Professor ou Mestre, um Vencedor, um Grande Homem, um Senhor Abençoado e Celebrado, enquanto ele se considerava primordialmente um Tathagata (aquele que chegou, experimentou e transcendeu as imperfeições da vida).

Em aspectos variáveis, Buda foi venerado em cerimônias simples e cultos complexos, representado e simbolizado em pinturas e esculturas, e apresentado na literatura e no folclore.
Não pode haver dúvida de que o Buda histórico tenha sido um grande professor e mestre. Numerosas histórias a seu respeito no Sutta Pitaka páli exemplificam seus princípios e práticas de ensino. Até mesmo do ponto de vista da pedagogia atual, os métodos do Buda mostram-se interessantes e ainda se aplicam a muitas situações.

O método perspicaz de pregação adotado por Buda, combinado com a dialética, mais destaque conferido à ética do que a filosofia, o espírito de boa vontade e amor, adoção de dialetos populares como meio de instrução e o cuidado individual tomado com os discípulos, também concorreram muito para o êxito da religião.
Nos textos budistas não há palavra que possa ser atribuída, com absoluta autoridade, a Gautama Sakyamuni. Temos apenas uma vaga idéia da imagem iluminada de sua personalidade e já é o suficiente para sermos dominados por uma atmosfera espiritual singular. Embora a Índia de seu tempo, meio milênio a.C., fosse um genuíno tesouro de saber religioso e mágico – a nossos olhos, uma selva de crenças e tradições mitológicas, o ensinamento do Iluminado não oferecia uma visão mitológica nem do mundo presente, nem de um mundo do além, e tampouco um credo definido. Foi apresentado como uma terapêutica, um tratamento, um processo de cura espiritual para aqueles que tivessem suficiente vontade de segui-lo. Tudo indica que, pelo menos em sua terminologia, Gautama rompeu com todos os hábitos e costumes populares e com os métodos de instrução religiosa e filosófica, então vigentes.
O grande paradoxo do Budismo é que Buda algum jamais existiu para iluminar o mundo com ensinamentos budistas. A vida e missão de Gautama Sakyamuni é apenas uma incompreensão geral por parte do mundo não iluminado, útil e necessário para guiar o candidato rumo à iluminação, mas a ser descartado quando – e se – a iluminação for alcançada. O monge que falha em se livrar de tais idéias apega-se (por aderir a elas) a ilusão geral e mundana que ele acredita estar tentando abandonar. Porque, em poucas palavras, ao passo que o nirvana (ponto de partida e também de chegada) é encarado como algo diferente do samsara (a estrutura da experiência psíquica), o erro mais elementar sobre a existência ainda deve ser superado. Estas duas idéias refletem atitudes contrárias do indivíduo semiconsciente em relação a si mesmo e a esfera exterior na qual vive; contudo, além deste campo subjetivo, são improcedentes.

Uma Verdade Inconveniente ( Filme )


Al Gore é a estrela do filme An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário centrado no aquecimento global. No filme, em alguns momentos muito concentrado na atuação do político, são apresentados vídeos e fotografias que estiveram presentes ao longo dos anos nas palestras do antigo vice-presidente norte-americano. Em 1982, quando quase ninguém no mundo falava sobre o aquecimento global, exceto alguns cientistas, o então deputado Gore organizou o primeiro debate parlamentar sobre o tema. Dez anos mais tarde, ele escreveu o livro Earth in Balance, a Terra em equilíbrio. Nele, fez várias previsões sobre catástrofes a caminho por causa do aquecimento global. Sua idéia era transformar o livro em documentário.
...
Necessário assistir!

A Marcha dos Pinguins ( Filme )




Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito.
Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento.
O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento.
Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do retorno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobreviverá.
O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em direção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.
...
Lindo documentário, linda realidade!

Capote ( Filme )


Cinebiografia do escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman). O filme foca principalmente o período em que fez reportagens para seu livro mais marcante, A Sangue Frio, sobre o assassinato de uma família de Kansas, cometido por uma dupla de forasteiros. Nesse período, o escritor desenvolveu uma estreita relação com Perry Smith (Clifton Collins Jr.), um dos assassinos.
...
Sinto algo em comum com o personagem!

O rugido do despertar - Joseph Campbell


Nós, ocidentais, estamos próximos da encruzilhada que os pensadores da Índia já haviam alcançado cerca de sete séculos antes de Cristo. Daí a verdadeira razão pela qual nos sentimos embaraçados e ao mesmo tempo estimulados, inquietos ainda que interessados, quando nos deparamos com os conceitos e as imagens da sabedoria oriental.


Esta é a encruzilhada que os povos de todas as civilizações atingem, inexoravelmente, no percurso natural do desenvolvimento de suas capacidades e necessidades de experiência religiosa; e os ensinamentos da Índia nos obrigam a conscientizar os problemas de tal cômpito.


Contudo, não podemos fazer uso das soluções indianas; devemos entrar nesta época a nossa maneira e resolver as questões com nossos próprios recursos porque, embora a verdade - o esplendor da realidade - seja universalmente uma e a mesma, ela é espelhada diversamente conforme os meios que a refletem.


A verdade aparece de maneira diferente em cada época e em cada terra de acordo com a idiossincrasia, com a matéria viva na qual se forjam seus próprios símbolos.
...
Extraído do livro Filosofias da Índia e Heinrich Zimmer

Estrada ( Por Alex )


É tão bom ver a estrada, me faz bem, é como se algo me busca-se, que não vai me encontrar.

Confuso ! Pra mim não.

A luz dos carros, a neblina incessante, o silêncio do vento, a fumaça densa, o verde escuro quase negro, penso.

Penso na vida, penso na morte, penso que posso morrer a qualquer momento ou viver até a velhice aconchegante do meu cobertor.
...

Me perdi, tanto na estrada como em meus pensamentos, quantas perguntas, quantas dúvidas, quantas respostas, quantas conclusões.

Calma, paciência, auto-controle, respeito pelo tempo.


Medo, dúvidas, perdas, pressa.

Cheguei.

Não sei onde, mas sei que cheguei. Está tudo mais claro, nítido, apesar da umidade do ar e do mar gélido.

Era o ar que eu precisava, a energia ideal, aquecer pra pensar e conquistar a calma almejada.

Aqui posso pensar na vida, fazer planos curtos e idealizar futuros longínguos.

Estou vivo, estou atento, estou utilizando todos os meus sentidos triplicados pelo universo.

Filhos ( Por Alex )


Lá estava ela

Branca,

Olhos flamejantes,

Vi sua alma em postura,

Onde o topo da cabeça tocava o céu.


Linda, pertencente a outras galáxias,

Puro estado alterado,

Bravava em línguas e dialétos,

era pura compreensão.


Relatava falhas, imperfeições, erros

Olhos espirituais muito atentos.

Quedas d'agua jorrando amor.

Sintonia com todos os filhos.


Não falhe agora, seja consciente.

Abraços e afagos a distância,

Sorrisos e silêncios não tão comedidos.

Olhar de pai, olhar de cuidado.


Plena compreensão universal,

Muitos filhos, muitos partos,

Grande encontrar d'almas.

Perplexo, Meditativo e Realizado.


O Bem está entre nós,

Confio, acredito, e o é tão sublime.

Seus males se esvaem pelas pontas dos dedos

Acredito em cada um dos meus queridos filhos.

Provérbio Persa

Busque a verdade na meditação, não em livros bolorentos.

Olhe para o céu para encontrar a lua, não para o lago.

John Muir

"Quero deixar minha alma livre para desfrutar de todos os dons que os espíritos possuem.
Quando isso for possível, não tentarei conhecer as crateras da lua nem seguir os raios do Sol até a sua fonte.
Não procurarei entender a beleza das estrelas ou a desolação artificial do ser humano.
Quando souber como libertar minha alma, seguirei a aurora e buscarei voltar com ela através do tempo.
Quando souber libertar minha alma, mergulharei num oceano onde todas as águas se cruzam e formam a Alma do mundo."

By Denise G.


Porque escrever é o ofício da alma. E pensar é um caminho para este exercício.

Taittiriya Aranyaka - Antiga Escritura Indiana


''O cego furou a pérola, o que não tinha dedos atravessou-a com um fio, o que não tinha pescoço usou o colar e o que não tinha língua elogiou-o.''


Ps.: Em referência aos poderes onipresentes de um iogue, por meio dos quais ele vê, ouve, prova, cheira e apalpa sua unidade na criação, sem o uso dos sentidos.

Shakespeare - Soneto 146


''A Morte, que nos traga, hás de tragar assim,
E, morta a Morte, eis que não teremos fim.''